Grajaú é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população, de acordo com a Contagem da População 2007 era de 54.135 habitantes.

História de Grajaú
O atual município de Grajaú originalmente foi um porto de uma fazenda denominada Chapada, pertencente a Manoel Valentim Fernandes. A sua fundação e conservação marcou a ocupação dos sertões do Maranhão, expulsando os indígenas que até então habitavam a região.

Em 11 de março de 1811, o alferes-de-milícias Antônio Francisco Reis, em companhia de pessoas de sua família, habitantes da alta ribeira do Grajaú, foi o primeiro que, navegando este rio e por ele descendo, em pequenos barcos fabricados para tal fim, depois de repetidas viagens e convidado talvez pelos lucros que deveria ter percebido das suas diligências, veio então estabelecer-se no local. E para que com mais felicidade, como lhe convinha, se pudessem fazer em qualquer tempo estas viagens, povoou ele e outros o mesmo porto da Chapada na ribeiro leste do dito rio, construindo casas para vivenda e depósitos para sal e gêneros de que ali se vinham prover, com muito prazer e cômodo, os moradores das outras ribeiras vizinhas, chegando ao número de 40 as pessoas que, no porto, logo àquele primeiro passo, se propuseram a habitar.

Os índios timbiras e picobigês, estabelecidos na outro parte do mesmo Rio Grajaú, ciosos dos progressos da nova povoação que os assombravam e impediam de fazer no interior as suas correrias costumeiras, resolveram livrar-se dela, e o fizeram com Paulo Ribeiro, queimando vivas 38 pessoas dentro das sua próprias habitações, o que barbaramente puseram fogo, bem como às embarcações abicadas na praia, levando o sal e gêneros que puderam e lançando no rio ou queimando o restante. Como sinal de que naquele lugar um dia fora povoado, deixaram os índios somente ossadas expostas no meio das ruínas solitárias desta carnificina ocorrida em 1814, todavia, escaparam com vida 6 pessoas que andavam para fora da povoação, na época do massacre.

Em 1816 tentaram novamente aqueles moradores restabelecer um porto público na mesma alta ribeira do Grajaú, a que chamaram São Paulo do Norte. Um pequeno destacamento de tropas lhes dava assistência. Entretanto, posteriormente, o mesmo foi retirado, ficando a povoação sem qualquer outra espécie de socorro e, em 1817 foi organizada outra expedição composta de 40 soldados, vinda da Capital. A evolução social processou-se lentamente, apenas se consolidando ao limiar do século XIX.

Pela Lei provincial n.º 7, de 29 de abril de 1835, do então Presidente da Província, Pedro da Costa Ferreira, o antigo povoado São Paulo do Norte foi elevado à categoria de vila, passando a chamar-se Vila do Senhor do Bonfim da Chapada e desmembrada do município de Pastos Bons, vindo depois a se chamar: Vila do Nosso Senhor do Bonfim da Chapada de Grajahú. Em 1856, a vila da Chapada contava 79 casas, das quais 6 eram cobertas de telhas, habitadas por 341 pessoas, sendo 18 escravos, existindo, ainda mais na margem esquerda, 11 casas com 79 habitantes.

Origem do nome Grajaú
O nome Grajaú originou-se de guajajaras, tribo que ocupava a margem do rio que banha a cidade. Formado das duas primeiras sílabas da palavra Guajajaras, acrescido da vogal "U" que na linguagem daqueles silvícolas queria dizer - muito. Portanto, Guaja muitos, significa que eram muitos os componentes da tribo. Depois, por eufonia, passou a ser chamado Grajaú, nome até hoje conservado. Outro significado aceito é de que Grajahú teria sido derivavação de Guarajahú- que era uma rede de palha usada para a captura de aves ribeiras(tipo Guarás)- muito usada pelas tribo de outrora, daí teria saído a corruptela Grajahú que se firmou como o nome da cidade, mantendo o H até meados dos anos 50(facilmente comprovado em documentos antigos.

Estabelecimentos Bancários
Banco do Brasil S.A.
Bradesco
Sicoob

Infra-Estrutura Disponível
Enérgia Elétrica
• Alta tensão – 138 kv
• Baixa tensão – 380 / 220 v

Água
• Manancial superficial através do Rio Grajaú
• Subterrânea – captação através de poço artesiano
para diâmetro – 6’’
• Profundidade – 250 m
• Vazão média – 40 m³/h

Telecomunicações
• Fibra ótica, com ligações via internet

Sistema Inter Modal de Transporte
• Rodoviário
Federal – BR-226 interligações para Teresina, São Luís e Porto Franco
Estadual – MA-006 interligando Balsas à Santa Inês
• Ferroviário – distância 165 km da Ferrovia Norte-Sul, conectada à Estrada de Ferro Carajás, EFC, com destino ao Porto do Itaqui – São Luís
• Informações Gerais
• Localização Geográfica – LAT. 5,819°, LONG. 46,139°
• Distância para São Luís – 580km
• Distância para Belém – 850km
• Microrregião de Presidente Dutra 200km
• População – 47.023,00 Hab.
• Área – 7.174km²
• Hospitais – 2 (147 LEITOS)