Grajaú, cidade maranhense, situada a 510 km da capital, São Luis. Fundada em 29 de abril de 1881, pelo Alferes-Mor Antonio Francisco dos Reis, vindo do Estado da Bahia. A localidade recebeu várias denominações, como por exemplo: Vila da Chapada, São Paulo do Norte e por último Grajaú, em homenagem aos índios guajajara que inúmeros até hoje em nosso município.

Este município foi desde de sua fundação um ponto de referência para toda região Centro – Sul Maranhense, como: Barra do Corda, Lago da Pedra, Imperatriz, Formosa da Serra Negra, Amarante do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Porto Franco, Carolina, Balsas, Itaipava do Grajaú, Sítio Novo, Arame e outros inúmeros municípios.

Grajaú nos idos dos anos 80 até o momento atual tem crescido em números de habitantes, chegando a 52.000 distribuídos em vários bairros, valendo destaque especial para o Bairro Expoagra, que se desenvolvido em todos os aspectos sociais e físicos.

O Aeroporto de Grajaú construído na gestão do prefeito Abílio Brito, em 1940, pertencente à Força Aérea Brasileira – FAB, teve como pouso inaugural um avião “teco teco” militar em agosto de 1942, advindo de Belém – PA, trazendo um para atender e tratar grajauense cometida pela febre conhecida como paratifo, pois não há ainda remédio disponível para tratamento na cidade.

Destacamos a importância da malha viária trafegável em quase todas as ruas e avenidas, tendo inclusive pavimentação asfáltica em aproximadamente metade delas. Outro aspecto importante que nos chama à atenção e o tipo de habitação, pois muitos moradores nos informaram que nos início na formação do bairro, as mesmas eram construídas de pau a pique (taipa), sendo pouquíssimas feitas de tijolos e cobertas com telhas. Hoje o bairro mudou bastante, quase 95% das residências são construídas de tijolos e telhas de cerâmica. Em relação ao comércio são visíveis alguns empreendimentos de destaques, como: Auto Posto Vereda, Auto Posto Nacional, Madeireira Lagoinha, Hotel e Pousada Sertaneja, Igrejas e templos religiosos, Parque de Exposições Zezé Santos, Clube Recreativo “O Trevão”. Rádios Comunitárias “Tropicália FM” e “Expoagra FM”, usinas de beneficiamentos e embalagens de grãos (arroz e milho), farmácia, posto de saúde, fabricação de placas de gesso, e outros comércios de pequeno porte.

Em relação à segurança pública, sempre deixa a desejar, pois muitos moradores não se sentem seguros, não existe nenhuma delegacia ou posto policial. O lazer é praticamente inexistente, pois há disponível somente uma quadra poliesportiva e alguns clubes dançantes.

Há energia elétrica em praticamente 100% dos lares, mas contrastando com a realidade, não há esgoto em nenhuma residência pesquisada, e que somente algumas casas ainda faltam água encanada. A assistência médica hospitalar é precária, pois existe uma UBS – Unidade Básica de Saúde que não funciona, e que está quase há 04 anos em reformas físicas do prédio, segundo nos informou a comunidade.